Novos livros e mais ferramentas

June 26, 2010

Para manter o embalo por aqui estou atualizando a lista de livros e ferramentas com algumas novidades muito bacanas.

Livros

Este ano foram lançados diversos livros interessantes em search, o brasileiríssimo livro SEO – Otimização de Sites, Aplicando Técnicas de Otimização de Sites com uma Abordagem Prática, do Erick Formaggio, Gerente de SEO da agência Cadastra, e o livro A Arte do SEO, escrito por um time de peso – Eric Enge, Stephan Spencer (em minha opinião, um dos melhores SEOs técnicos por aí), Rand Fishkin e Jesse C. Stricchiola. Ainda não li mas também na minha lista estão o livro da Vanessa Fox,  Marketing in the Age of Google, e o livro do Danny Dover, da agência SEOmoz, que ainda não foi publicado, chamado Search Engine Optimization (SEO) Secrets.

Também li dois livros muito bons de Web Analytics que vão pra lista: Web Analytics 2.0, do Avinash Kaushik e o Advanced Web Metrics with Google Analytics do Brian Clifton. Recomendadíssimos.

Ferramentas

Aqui a lista das ferramentas que ultimamente me chamaram mais atenção:

  1. RavenSEO – administração de campanhas de link building e redes sociais, ranking tracker com overlay de visitas – conectado ao seu GA e mais.
  2. Buzzstream – concorrente direto do RavenSEO, praticamente as mesmas funções.
  3. Open Site Explorer (experimentem a aba Top Pages também) – ferramenta para visualização e análise dos links externos de um site.
  4. Influence Finder – ferramenta para analisar a qualidade dos seus links externos, utiliza o banco de dados de links do MajesticSEO.
  5. Ferramentas da Mestre SEO – ranking tracker, monitoramento de redes sociais, pagerank checker e muito mais.
  6. Google SERP Snippet Optimization Tool – preview de como ficará a sua listagem no Google (título de página, descrição, url e outros items). Nada mágico, mas uma mão na roda.

Semana que vem eu coloco tudo nas listas, os livros com suas respectivas reviews.

O que vocês tem lido ultimamente que gostaram? Alguma ferramenta interessante?

{ 3 comments… read them below or add one }

Rafael Damasceno June 26, 2010 at 11:51 pm

Fala grande Gustavo!

Obrigado por compartilhar essas valiosas listas!

Sobre livros, nesta semana finalmente chegou aqui em casa o Marketing in the Age of Google. Estou achando muito bacana no livro o fato dele abordar o lado estratégico do Marketing de Busca, sem cair no “tecniquês” de sempre que a maioria dos livros caem. É um livro excelente de se ler e ideal para presentear clientes.

O Web Analytics 2.0 é o próximo na minha fila. Já passou da hora de ler. :)

Abração!

MuriloSL June 27, 2010 at 12:07 am

Fala Gustavo!

Estou lendo a Arte do SEO, muito bom por sinal, ainda falta um pouco para terminar, mais sem dúvida é muito recomendado, o Web Analytics 2.0 está na lista para comprar, mais ainda tenho que terminar esse Arte do SEO e outro.

Sobre as ferramentas estou usando bastante o Open Site Explorer, e outras ferramentas da SEOmoz.

Parabéns pelo post!

Abraço

Gustavo Bacchin June 28, 2010 at 9:47 am

Oi Rafa, obrigado pelo feedback sobre o livro da Vanessa. Bom saber que é mais pro lado estratégico. Precisamos de mais gente com a experiência do nível dela falando sobre como e o quê pensar em search.

Oi Murilo, o Arte do SEO é realmente um baita livro, acho que hoje é a nova “bíblia do SEO”. E não vejo nada inovador sobre SEO no livro, e nem esperava. Pelo menos nada que já não esteja disponível na internet. Pra mim o valor deste livro é a maneira profissional de apresentar o conteúdo, a organização e estruturação do conteúdo e, finalmente, o fato de encontramos todo este conhecimento colecionado em uma obra, um lugar. Eu já tenho ele aqui como leitura obrigatória pra todos que entram no time.

Abs pra vocês.

Leave a Comment

Previous post:

Next post: