Meta Tag Keywords – caso encerrado!?

September 24, 2009

Update 08/10: saiu no SE Roundtable que o diretor de search do Yahoo, Cris Pierry, disse no SMX East ’09 que o Yahoo também abandonou a meta tag keywords.

Não tem coisa melhor para gerar uma discussãozinha e opiniões fortes sobre os mitos e melhores práticas em SEO do que um artigo publicado por nada mais nada menos que nosso amado Google (sim, um certo cinismo aqui…).

Dias atrás Matt Cutts, o porta-voz-caçador-de-spam do Google, produziu um vídeo respondendo a questões ao redor do uso e benefícios da meta tag keywords, antigamente umas das favoritas no meio SEO hoje vista com desdém pela comunidade de especialistas no assunto. Como não se vive só de Google e sendo que os outros dois, Bing e Yahoo, tem recomendações diferentes, resolvi fazer uma revisão rápida dos “pronunciamentos oficiais” dos nossos três maiores amigos.

Matt Cutts e o Uso de Keywords Meta Tag (link para o artigo)

Destaque no artigo:

Q: Does Google ever use the “keywords” meta tag in its web search ranking?
A: In a word, no. Google does sell a Google Search Appliance, and that product has the ability to match meta tags, which could include the keywords meta tag. But that’s an enterprise search appliance that is completely separate from our main web search. Our web search (the well-known search at Google.com that hundreds of millions of people use each day) disregards keyword metatags completely. They simply don’t have any effect in our search ranking at present.

Comentário: Na verdade nada mudou, eu mesmo já tinha escrito em Dezembro de 2007 um post sobre meta tags onde destacava que outro empregado do Google, John Mueller, tinha feito um comentário claro dizendo que o Google não utilizava esta meta tag. E mesmo antes disso muitos profissionais de SEO já haviam observado, em discussões em fóruns e blogs, que realmente não havia mais utilidade nenhuma no sentido de benefício no posicionamento orgânico. Porém, uma observação na frase inicial do Matt “in a word, no”… ok Matt, então qual seria a resposta em mais de uma palavra? A pergunta foi clara, “o uso em web search ranking”, ninguém perguntou sobre o uso na Google Search Appliance. “Adoro” quando ele brinca com palavras e consegue, quase sempre, deixar aquela pulguinha atrás da nossa orelha. Entendo e acho certo que ele proteja algumas coisas por serem determinantes de como o algoritmo funciona, isso é segredo do Google que corretamente deve ser protegido, mas custava dizer um forte e corajoso NÃO!?

Página na Help do Yahoo sobre o uso de Meta Tags (link para o artigo)

Destaque:

Use a “keyword” meta-tag to list key words for the document. Use a distinct list of keywords that relate to the specific page on your site instead of using one broad set of keywords for every page.

Comentário: Perfeito, claro e conciso (viu como se fala Matt?). Yahoo lê e analisa a meta tag. Sem espaço para discussão. O impacto, bom, este de acordo com a competitividade das suas palavras, deve ser pequeno. Importante é usar as dicas oferecidas no artigo: use palavras específicas à página. Se você se concentrar vai ver que não devem ser muito mais do que  5 ou 6 por página (levando em conta variações – diferente ordem, singular e plural). Questão de bom senso.

Artigo do Bing sobre o uso de Meta Tags (link para o artigo)

Destaque:

The <meta> tag’s keyword attribute is not the page rank panacea it once was back in the prehistoric days of Internet search. It was abused far too much and lost most of its cachet. But there’s no need to ignore the tag. Take advantage of all legitimate opportunities to score keyword credit, even when the payoff is relatively low. Fill in this tag’s text with relevant keywords and phrases that describe that page’s content.

When creating keyword text, remember the following:

  • * Choose words that may be secondary keyword terms (save the primary keywords for use in the <title> and <meta> description tags), and even include a few, commonly seen typographical errors of primary keywords, just for good measure
  • * Limit your keyword and key phrase text, separated by commas, to no more than 874 characters
  • * Don’t repeat a keyword more than 4 times among the keywords and phrases in the list

Comentário: Obrigado, Bing. Mais um discurso claro e objetivo. E desculpe ter abusado da meta tag anos atrás. Eu admito meus crimes. Mas agora estou me comportando. Promessa. Várias dicas bacanas aqui, e mais interessante é eles mencionarem um crédito aplicado de acordo com o escore dado as palavras encontradas nas nossas keywords tags. Eu entendo isso como “benefício no entendimento do conteúdo da página-> ajuda relevância do conteúdo -> ajuda posicionamento”, correta minha lógica? Mas não devemos nos enganar, novamente o “empurrão” no posicionamento deve estar mais para empurrãozinho. Mas tudo conta, não?

Uma importante observação final: estes são os discursos oficiais das três ferramentas. Quem trabalha com SEO já há alguns anos sabe que muito do que eles evangelizam (infelizmente) não funciona como dizem ou como querem que funcione, deixo pra vocês discutirem as razões, mas é fato. Existem algumas dezenas de recomendações na prática e aplicação de tags, atributos, ferramentas e configurações do seu site que eles dizem ter determinados benefícios que quando aplicadas em nossos sites, não geram exatamente os resultados prometidos. Em outras palavras, tudo que eles dizem deve ser aplicado, testado, verificado, medido e se bobear, repetir este ciclo novamente, antes de ser usado como verdade e práticas absolutas. Porém, assim mesmo em negrito, não é palavra-chave, é pra destacar mesmo – eu posso dizer que já observei que no caso da meta tag keywords, Google, Yahoo e Bing, estão realmente agindo de acordo com o discurso. Para mim, caso encerrado (pelo menos até um dos três resolver mudar de novo…).

O que vocês tem observado?

Leia mais:

{ 20 comments… read them below or add one }

Paulo Rodrigo Teixeira September 24, 2009 at 2:22 pm

Oi Gustavo,

Bom ver que voltou!

O que mais gostei no artigo foi a espetada no Matt. Tem momentos que realmente ele “fica muito na fumaça”. Se fosse mais claro evitaria muita confusão.

Abração

Gustavo Bacchin September 24, 2009 at 2:38 pm

Oi Paulo,

É a famosa “volta dos que não foram”. :)

Fico feliz em saber que não sou só eu que ele irrita. Como eu disse no post, entendo quando ele se esquiva para proteger a fórmula do algoritmo, mas em algumas oportunidades ele poderia sim ser mais claro e objetivo. De qualquer forma, melhor com ele do que sem ele.

Super abraço.

ricardo penachi de camargo September 24, 2009 at 3:31 pm

Esclarecer é sempre o melhor caminho…

flávio raimundo September 24, 2009 at 3:38 pm

Bem ai é uma simples questão matemática. Ninguém fala que atrapalha e alguns que pode ajudar. Se o custo marginal em usar é zero, por quê não usar?
O Matt me lembra o “velho guerreiro”: “eu não vim para esclarecer e sim para confundir” (ou algo assim).
Pessoalmente eu não o culpo, essa é a função não declarada dele e é para isso que é pago!
O problema não está nas meias-palavras, mas quando um certo limite é ultrapassado e gera grande confusão nos não-iniciados que se intitulam feiticeiros!

Flávio Raimundo

Gustavo Bacchin September 24, 2009 at 3:59 pm

Ricardo – com certeza!

Falou e disse, Flávio. Ele ainda deixa muita coisa livre para interpretação, o que leva muita gente a inventar fórmulas milagrosas para algo que na verdade não tem nada de complicado.

Abraços.

Leandro Feijó September 24, 2009 at 10:00 pm

Concordo com o Flavio: “Se o custo marginal em usar é zero, por quê não usar?”
E também com as opiniões sobre os discursos quase sempre enigmáticos do Matt.

Obs: quem sabe ele não arruma uma vaguinha para fazer o Charada no próximo Batman?

Abraço!

Gustavo Bacchin September 25, 2009 at 9:48 am

Oi Leandro,

Eu também concordo com o Flávio, mas só para colocar uma pimenta nessa conversa (e sei que o Flávio adora uma conversa apimentada), vou dar uma de advogado do diabo e apresentar o que já li e ouvi de vários outros profissionais do mercado no sentido de não se usar a keywords meta tag:

1) Custo: o Flávio condicionou corretamente, “se o custo”, porque dependendo do tamanho do seu site, quantas páginas possuir, o custo pode não ser marginal não. O tempo do seu consultor de SEO selecionando, alocando e implementando as palavras-chave, página por página, pode gerar um custo que não compense já que o impacto é pequeno e apenas no Yahoo e Bing, ferramentas que em alguns países tem pouca ou nenhuma fatia do mercado de busca.

2) Competidores: ter suas palavras-chave certinhas e bonitinhas em cada página serve como ótima referência para competidores. Fica fácil extrair as palavras de suas tags e ter uma lista quase pronta de palavras-chave por página e categoria. Fora que eles saberiam quase perfeitamente o que você tem como metas no sentido de palavras-chave e otimização.

Vejo os pontos acima como extremamente válidos mas, repito, estou com vocês. De qualquer maneira achei interessante colocar aqui para incrementar a conversa.

Abração.

Leandro Feijó September 25, 2009 at 1:32 pm

Olá Gustavo,

com relação a estas últimas palavras, concorco plenamente com o número 1) – realmente para sites com muitas páginas, o fato de popular as meta keywords manualmente custa muitas horas que, certamente empregadas em outras atividades mais importantes, gera um ROI melhor. Talvez algo automático seja mais viável e menos custoso para popular as meta keywords.

Já em relação ao número 2), creio que esta extração de informações possa ser feito de outras formas também (título, url, h1, links internos e externos, etc.), ou seja, a meta keywords não seria sozinha a vilã da história, talvez apenas facilitaria o trabalho.

O que acha?

Gustavo Bacchin September 25, 2009 at 3:29 pm

Certíssimo Leandro, qualquer informação pode ser extraída e usada nesse sentido.

Acho que o ponto é mesmo como tu disseste, a meta tag keywords facilita muito a vida dos competidores na identificação das palavras-chave alvo de um site.

Everson Costa September 30, 2009 at 3:48 pm

Bom artigo Gustavo.

Acredito que com o posicionamento do Yahoo e Bing sendo claros nas explicações, pode talvez um dia mudar a atitude do Google/Matt. Assim espero…

Mas o Google não é bobo. se eles abrirem o jogo. todo mundo só fará SEO, e a receita de patrocinado irá por agua abaixo…

Vlw pelo artigo. Vou criar um blog, para falar de SEO estratégico. Ou seja depois de conhecer as tecnicas, o que fazer, como fazer, etc… quando tiver pronto te falo.

Já que ja tem muita gente boa como vc falando de SEO técnico (tecnicas de seo).

Abraço…

Gustavo Bacchin October 8, 2009 at 2:14 pm

Update: saiu no SE Roundtable que o diretor de search do Yahoo, Cris Pierry, disse no SMX East ’09 que o Yahoo também abandonou a meta tag keywords.

Leandro Feijó October 10, 2009 at 3:34 pm

Daqui a pouco, só vai ficar faltando o W3C abandonar.

Dagmar Cirino October 22, 2009 at 10:02 pm

Imagine se ele falasse algo comprometedor, mesmo que sem intenção alguma, oque teria de SEO mudando de estratégia para ranking, hehe.

Ah, não sei se você vai postar artigos no Blog novo site do SEMBrasil que estamos desenvolvendo (pois cheguei ao seu blog atravez dele), mas já li alguns artigos aqui que me “fizeram bem”.

Tá de parabéns pelo blog.
Até.

http://www.venone.com.br

Gustavo Bacchin October 22, 2009 at 10:12 pm

Oi Dagmar,

Obrigado pela visita.

Estou aqui ansioso para ver o novo SEMBrasil! :) Com certeza vou continuar escrevendo lá.

Grande abraço.

Dri Viaro October 23, 2009 at 4:45 pm

Olá, passei pra conhecer o blog, e desejar bom fds
bjsss

aguardo sua visita :)

Mauricio November 23, 2009 at 5:53 pm

Acho que o mistério estará sempre no ar, pq quando a gente finalmente descobrir o que o algoritmo faz e como ele procede com relação a pesos e medidas, os caras já tiveram tempo de pensar numa forma de mudar tudo e acabar com nossa descoberta… é aquela história do que vem primeiro, o ovo ou a galinha, rs.
Estou engatinhando no SEO e compartilho o pouco que aprendi e vivo aprendendo no meu blog.
Conto com sua visita lá, e se gostar com seu comentário.
Um abraço e boa sorte.
Mauricio

P.S.: precisa postar mais hein… hehehe. Tá meio sem tempo?

Gustavo Bacchin November 25, 2009 at 11:50 am

Oi Maurício,

Obrigado pela visita e parabéns pelo seu blog. Tudo começa por aí.

Preciso postar mais sim mas como já adivinhou, tempo é algo raríssimo no momento. Fazer o que não é…

Abração,
Gustavo

Daniel Haim December 21, 2009 at 3:50 am

Had to Google Translate this since I saw 17 comments :)

Good stuff. SEO Ninja is what you are.

Valney June 26, 2010 at 1:29 pm

opa!
primeiramente parabéns pelo blog, está sendo uma grande fonte de conhecimento pra mim =).

quanto a atualização de 08/10, saiu uma correção no SE Roundtable (http://www.seroundtable.com/archives/020964.html), o Yahoo! ainda utiliza a meta tag keywords, mas com menor grau de importância.

Yuri Moreno June 8, 2011 at 3:21 pm

Parabéns Gustavo, artigo simples e direto.

Um novo update para você ai, parece que o Yahoo ainda está considerando as keywords meta tags, veja no link publicado no update ou aqui (http://www.seroundtable.com/archives/020964.html)

Abraço
Yuri Moreno

Leave a Comment

Previous post:

Next post: