Mama, I’m Coming Home

August 13, 2010

Peço licença para mais um post pessoal. Quero compartilhar com os amigos um grande acontecimento.

Exatamente 7 anos e 5 meses fora do Brasil. Para quem já viveu 32 anos é quase um terço de vida. Faz tempo que estou fora, faz muito tempo, e parece mesmo uma eternidade. O engraçado é que em todas as vezes que fui ao Brasil durante estes 7 anos, nunca levou mais do que duas semanas para eu ter a impressão de que nunca saí de Porto Alegre, que Londres nunca existiu, que foi apenas um longo sonho. Sempre achei isso muito louco, mas gostava. Ficava aquela sensação de que eu ainda “era de casa”, que me sentia em casa no Brasil.

Mas como tudo na vida são fases, nada parece ser para sempre, minha jornada no exterior, pelo menos por enquanto, terminou. It is time to go home.

A decisão

Foi aos poucos, mas a “semente” foi plantada no último Natal, Dezembro de 2009. Na verdade, se for olhar mais a fundo, tudo começou mesmo quando a Carolina, minha filha, nasceu em Agosto de 2009. Naquele dia a palavra “família” ganhou ainda mais força, significado e importância nessa nova fase da minha vida, a de pai. Estava na hora de ficar mais perto, de voltar a conviver com o resto da família no Brasil. Meus pais, tenho cada um de um lado: minha mãe mora em Porto Alegre e meu pai, em um sítio à 50 Km de Porto. Por sinal, um dos meus lugares preferidos nesse planeta. Não vejo a hora de passar meus finais de semana lá novamente. Mas voltando aos meus pais, sinto que cada vez mais eles precisam ter os filhos, e agora, os netos, ao redor. Família foi a razão número 1.

Digo 1 porque tem uma razão número 2. E esta razão a grande maioria de vocês, meus amigos leitores do Daily Search, conhecem pelo menos de nome, chama-se Cadastra/DBG. Em Dezembro recebi um “ultimato” do Thiago: “Ou vem ou te busco. Cadastra está crescendo muito, mercado está bombando. Essa é a hora de voltar. Volta, ou te busco.” Fiquei combinado com o Thiago de que até final de Fevereiro diria se iria voltar ou não.

Levou bem mais do que isso. Foi em Abril, no domingo de Páscoa, que eu e minha esposa sentamos e tomamos a decisão. Iríamos voltar. Thiago e minha mãe demoraram pra acreditar quando mandei o email e telefonei para contar. Acho que só quando comprei a passagem dois meses atrás e enviei o comprovante via email, é que a ficha caiu de verdade.

Claro que existem outras razões, mas são menores e não vou chateá-los com elas.

Olhando pra trás

É do ser humano não é? Não consigo não olhar para trás e me perguntar: O que eu conquistei?, O que eu aprendi?, Será que fiz tudo o que queria por aqui?

Pra começar, em Londres eu encontrei uma paulista que então se tornou minha mulher e o centro da minha vida. Casamos. Dois anos depois, começamos a construir a nossa família: a Carolina nasceu. E quem tem filho sabe, a mais mágica e maravilhosa fase da vida começou.

Volto muito realizado profissionalmente. Aqui eu construí uma carreira praticamente do zero – foi em 2003 a primeira vez que eu botei a mão na massa com SEO, no meu primeiro emprego por aqui. E nunca mais parei. Trabalhei em algumas grandes empresas, outras nem tanto. Contratei e treinei alguns SEOs que hoje são diretores e gerentes de SEO de grandes agências digitais. Um dos meus maiores orgulhos.

Errei muito, mas aprendi demais. Fiz diversos cursos, mas olhando pra trás queria ter feito também um mestrado ou MBA. Fui a conferências e palestras. Conheci muita gente bacana. Fiz alguns amigos. Agora posso dizer que tenho um “inglês fluente”, apesar da gente nunca realmente estar satisfeito. Viajei pra caramba. A Inglaterra, fiz quase inteira, Liverpool, Leeds, York, Bath, Isle of Wight, Manchester, Oxford, entre outras. Escócia, um dos países mais lindos de todos. Na Itália fui para Roma, Milão, Florença, Veneza, Sardenha, Bolonha, Pisa e algumas cidadezinhas do interior que nem o nome lembro mais. Paris, duas vezes, outro sonho de cidade, um museu a céu aberto. Na Grécia, visitei Atenas e Santorini. Praga. Berlim. Amsterdam. Barcelona. Lisboa. Estocolmo. Fui até pra Índia.

Se Londres valeu? Faria tudo de novo. Igualzinho.

Na carreira, um novo desafio

Chegou a grande hora. Cadastra e DBG. Eu não podia estar mais feliz e realizado com este momento. Vou trabalhar em algo que eu vi nascer e que de longe vi crescer. Eu tenho ainda clara na memória a imagem de quando o Thiago, então com 19 anos, mudou para uma sala comercial, vazia, com apenas uma mesa e um PC 486 que ganhou de presente da mãe. Agora somos um time de 65 pessoas e crescendo. Que loucura. Tem duas frases que eu gosto muito que para mim resumem a Cadastra, são elas:

O Homem é do tamanho do seu sonho.” – Fernando Pessoa

Onde existe um imenso amor existem sempre milagres.” – Willa Silbert Cather

A Cadastra, pra mim, dadas todas as circunstâncias, é um milagre do amor, da determinação e do trabalho.

Vou trabalhar com meu irmão. Essa ficha ainda não caiu. Somos tão parecidos e tão diferentes. Eu Colorado, ele Gremista. Eu beira de praia, ele cidade. Eu falo mais que preciso, ele econômico com palavras. Durante estes últimos anos tivemos várias conversas, se isso um dia funcionaria, sobre conflitos e desavenças, coisas normais que ocorrem em qualquer ambiente de trabalho, será que em uma discussão aqui ou ali eu de repente não teria vontade de dar uns cascudos nele? E vice-versa? Mas hoje, antes do fator família, existe uma admiração e um respeito profissional mútuo muito grande e ambos concordamos que dado as nossas circunstâncias e escolhas profissionais (ambos trabalhando com marketing digital) não tinha mais cabimento não estarmos trabalhando em um lugar comum, compartilhando os mesmos sonhos e objetivos.

Volto como VP de Produtos do grupo DBG e Diretor de Operações da Cadastra. Na Cadastra serei responsável pelos departamentos de Links Patrocinados, Social Media, Métricas e claro, minha paixão maior e especialidade, SEO. Entre outras coisas quero ajudar a desenvolver ainda mais este grande time que temos, compartilhar minha experiência e visão como cliente e profissional de SEO in-house, e afiar ainda mais a cultura interna da Cadastra, focada em resultados. Resumindo, meu foco será nosso time, nossos serviços e nossa cultura.

Vou continuar compartilhando meus pensamentos por aqui e onde mais puder. Quero participar de todos os encontros, eventos, cursos e seminários no Brasil que for possível. O portal SEMBrasil é outra grande missão que temos, logo o novo portal vai sair.

Por fim, mas não menos importante, estou ansioso para conhecer, um por um, todos vocês que eu conheci por aqui e via twitter. São tantos amigos queridos que conheço apenas através de fotos e usernames.

A chegada

Dia 8 de Setembro estamos chegando de mala e cuia em Porto Alegre. Os primeiros meses serão muito corridos. Oficialmente na Cadastra começo somente em Outubro. Em Setembro vou dar início na montagem do meu apartamento e tenho o GAAC Google Summit em Mountain View. Em Novembro eu e o Thiago vamos ao PubCon (espero ver muitos de vocês lá!).

Mama, I’m coming home.

Pra fechar, deixo pra vocês a letra da música Deu Pra Ti, da dupla de músicos gaúcha Kleiton e Kledir:

Deu pra ti
Baixo astral
Vou pra Porto Alegre
Tchau

Quando eu ando assim meio down
Vou pra Porto e… bah!, tri legal
Coisas de magia, sei lá
Paralelo 30

Alô tchurma do Bonfim
As guria tão tri afim
Garopaba ou Bar João
Beladona e chimarrão

Que saudade da Redenção
Do Fogaça e do Falcão
Cobertor de orelha pro frio
E a galera no Beira Rio.

PS: Desculpem o post “extra longo”. É um post, pra mim, meio emocional, divisor de águas mesmo. Era pra ser apenas uma mensagem rápida, mas saiu assim, uma catarse de tudo que estava na minha cabeça sobre essa nova fase.

{ 16 comments… read them below or add one }

Alan David August 13, 2010 at 3:19 pm

Gustavo, boa sorte nessa fase que inicia… Contiuarei acompanhando seu blog e também sua jornada.

Erick Formaggio August 13, 2010 at 3:22 pm

Grande Amigo,

Finalmente vamos fazer nossas reuniões pessoalmente hein! Espero que sua volta ao Brasil seja muito mais que um divisor de águas na sua vida pessoal e profissional, que seja também o marco de mais uma de tuas conquistas. E que sejam muitas!

Toda felicidade do mundo para você e sua família. Bora logo pra gente tomar uma cerveja e ficar horas falando sobre SEO.

Abs!
Erick
Obs. Já reservamos uma mesa pra ti. Só não vale colocar apetrechos do Inter, ok?

Rafael Damasceno August 13, 2010 at 3:27 pm

Gustavo,

Cara, para a Cadastra/DBG isso é fantástico. Mas, para nós do resto do mercado, também é excelente. Tenho certeza que com toda a sua experiência você vai contribuir muito para a evolução do Search aqui no Brasil.

Bem-vindo de volta!

Mauricio Zane August 13, 2010 at 3:29 pm

Que notícia!
Como profissional te admiro muito. Suas conquistas, conhecimentos e maturidade. A ousadia de ir para fora do país trabalhar com algo que aqui não existia.
Como pessoa pude perceber pelo o que você compartilhou aqui que é uma grande pessoa.

Parabéns pela decisão. Você adiciona muito ao mercado voltando pra cá.

GO CADASTRA!

Tomás August 13, 2010 at 3:31 pm

Fala Colorado sofredor,

Seja muito bem-vindo novamente. Torço muito por ti e que a gente faça a Cadastra e a DBG bombarem ainda mais!

Também espero que no cenário futebolístico tudo volte a ser como era há 7 anos e 5 meses atrás: Internacional no limbo, vivendo de títulos estaduais, e Grêmio patrolando a América.

Grande abraço,
Tomás

Juliano Motta August 13, 2010 at 3:32 pm

Gustavo, fica o convite para um café aqui no UOL. Abs, Juliano

Pablo Almeida August 13, 2010 at 3:53 pm

Ter mais um dos caras que iniciaram esse lance de contribuição e compartilhamento de conhecimentos de SEO no Brasil vai ser espetacular, cara! Espero que o Daily Search volte a ter seus posts mais frequentes agora e que o SEM Brasil se renove! :)

Sobre sua influência, o mercado ganha muito mais credibilidade, porque todo mundo vai estudar e trabalhar ainda mais para elevar o nível dos projetos…pode acreditar! Sempre haverá aquele cara a ser batido, mas só Google/Yahoo!/Bing…não em amizades, conhecimento, compartilhamento…hoje, um desses caras é você, que é bastante competente e gabaritado no que faz! ;)

Você (e o Thiago) já deve saber que é um espelho para uma galera nova que está entrando no mercado e começando a dar seus primeiros frutos depois de tanto estudo e pensando em empreender ou a montar seus times in-house.

Desejo muita sorte nesse teu retorno e que a Cadastra evolua ainda mais, Gustavo! Mercado bom é mercado competitivo! ;)

Boa sorte, cara! Abração!

MuriloSL August 13, 2010 at 4:31 pm

Fiquei sabendo da noticia faz alguns meses, acabou que não fiquei surpreso hoje, mais no dia que fiquei sabendo fiquei.

Seja bem-vindo Gustavo, espero que possamos nos conhecer e trocar umas idéias.

Abraço

Gustavo Bacchin August 13, 2010 at 4:47 pm

@Alan David: muito obrigado Alan, muito sucesso pra ti também!

@Erick: tchê, muito obrigado pela amizade, parceria e pelo carinho. Bota a ceva pra gelar que eu tô levando minha bandeira do Inter! :D

@Rafael Damasceno: Rafa, muito obrigado. A gente se vê por aí ok!?

@Maurício Zane: Valeu Maurício! A admiração é recíproca. Sucesso pra ti!

@Tomás: vamo vamo inteeeeer, vamo vamo inteeeeer….

@Juliano Motta: tá marcado Juliano!

@Pablo: cara, nem tenho mais como te agradecer pelos diversos elogios e palavras. Muito obrigado mesmo. Também admiro teu trabalho e sucesso aí. Tu vai longe cara. A gente se bate por aí ok!?

@MuriloSL: Muito obrigado Murilo! Tá marcado!

Um grande abraço pra todos vcs.

Carlos Eduardo August 13, 2010 at 5:01 pm

Olá Gustavo!

Seja bem-vindo ao Brasil novamente.
Mais sucesso ainda para você e a Cadastra. Aprendi bastante sobre SEO com você nos treinamentos…

Abração!

Jeferson Sigales August 13, 2010 at 6:34 pm

Adorei o texto! Fantastico! Morei 3 anos em POA e há 5 anos to de volta na minha terra, Pelotas, sei mais ou menos o que é… lógico que em proporções bem diferentes.

Te desejo muito sucesso profissional e pessoal.

ps.: Quando eu crescer quero ser como este cara! hehehe

Grande abraço,

Jeferson Sigales

Gustavo Bacchin August 13, 2010 at 8:03 pm

@Carlos Eduardo – Muito Obrigado Kadu! Pena que não deu tempo da gente trabalhar juntos. Fico contente que tenha ajudado com os treinamentos. Sucesso pra ti! Abs

@Jeferson Sigales – Foi escrito de coração Jeferson, obrigado. Grande Pelotas, já visitei a cidade algumas vezes. Te desejo o mesmo, muito sucesso e felicidades! Se um dia fores para Porto, avise! Abração.

Sandro August 15, 2010 at 10:48 pm

Grande Gustavo! Belo texto, cara.
É quase impossível não me identificar com a sua história. Lendo tudo isso, tenho a sensação de ter vivido exatamente 1/7 de tudo que você contou aí (já que ficamos apenas um ano em Londres). As dificuldades, as conquistas, as experiências, as dúvidas, as certezas, as viagens… tudo muito parecido.
Quando nos conhecemos, vc e Dadá ainda estavam planejando o casório, lembra? Só vendo as fotos da Carol enorme é que cai a ficha de como esses últimos dois anos passaram rápido.
Espero que esse retorno te traga muito sucesso e, mesmo morando em cidades diferentes, a gente consiga marcar um chopp como aquele que tomamos no All Bar One, pra falar de Londres, família e SEO. ;)
Aquele abraço

Gustavo Bacchin August 15, 2010 at 11:17 pm

Fala super Sandro!

Que maravilha te ver por aqui. Cara, no Rio ou em Porto, com certeza a gente vai se bater por aí. Esse chopp tá marcado.

Um grande abraço e bjo pra ti e pra Lucianne!

Flávio Raimundo August 25, 2010 at 9:16 pm

Bem meu comentário a esse post talvez não seja dirigido, pelo menos o inicio, ao Gustavo, mas a comunidade.

Hoje 25/08 enviei a seguinte DM ao Gustavo: “ja divulgou publicamente que ta voltando?” pois eu sabia há algum tempo, e ele me responde: “Agora magoei, nao leste meu ultimo blog post!?!? Logo tu brutus!?!?!? (divulguei sim…)”

Quero esclarecer que essa é a primeira vez que divulgo um dialogo por DM, afinal não tenho esse hábito. Todos os dias troco DMs com muitas pessoas, algumas bem conhecidas no mercado outras nem tanto, mas da mesma forma todas importantes pra mim e que espero a reciprocidade seja verdadeira e não divulgo esses diálogos, acho que por isso as pessoas confiam em mim, o que me deixa orgulhoso.

Como dá pra lê acima o Gustavo me deu uma comida de rabo por não ter lido o post dele antes, isso é imperdoável e me puno por não ter sido o primeiro a comentar. Realmente pela admiração que sinto pelo Gustavo, deveria ter lido antes. Mas culpo o excesso de informação que nos chega, apesar de isso não justificar!

No nosso mercado(dinho) onde muitos comem osso e arrotam caviar, o Gustavo é uma das poucas unanimidades, talvez seja possível contar na mão do Lula (aquela que for fresada) a quantidade de pessoas como ele. Essa unanimidade é das positivas, ou seja, é um cara que efetivamente conhece, tem experiência verdadeira, conhecimento teórico profundo e acima de tudo uma humildade a toda prova, tanto que é querido por todos (bem quase, sempre tem um escroto que pensa diferente)

Não foi uma nem duas pessoas das mais diferente empresas, dos simples capangas a capangas diretores que tive a oportunidade de conversar esse ano, por mensseger ou numa mesa regada a comida onde todos falaram muito bem dele, afinal quando pessoas se encontram é hábito falar da vida alheia, mas do Gustavo sempre falamos bem. Algumas dessas pessoas estão nos comentários acima.

Uma delas que me chamou a atenção, pois senti grande espontaneidade no que falou foi o próprio Erick Formaggio que encontrei recentemente e fui cumprimentá-lo pelo excelente livro sobre SEO e ele se apressou a falar que sem a ajuda do Gustavo não o teria escrito. A atitude do Erick não foi puxando o saco, pois estávamos somente eu e ele.

Bem agora ao Gustavo: Guri o Brasil do SEO ganha com sua volta, a Cadastra ganha e me resta apenas dizer que tenho grande orgulho de ser seu e-amigo.

Você e sua família sejam muito felizes!

Flávio Raimundo

Gustavo Bacchin August 26, 2010 at 12:21 am

Professor Flávio,

Este seu comentário, junto com os acima, e vários outros neste blog, são conquistas e orgulhos da minha carreira. Olho para trás e vejo o que eu construi através desse blog, das palavras e idéias que compartilhei por aqui, contigo e com muitos outros amigos do nosso mercado, e fico muito, muito feliz.

Meu e-amigo, a admiração, respeito e orgulho são mútuos. Logo te encontro aí e a gente remove esse “e” do e-amigo, combinado?

Muitas felicidades pra ti e pra tua família também.

Um grande abraço,
Gustavo

Leave a Comment

Previous post:

Next post: